Como se comportar no metrô de Nova York

Andar de metrô em Nova York é programa obrigatório. Nada pior do que passar o precioso tempo dentro de um táxi, preso a um tráfego insuportável! O metrô é o meio mais rápido, eficiente e divertido (sim, divertido!) de locomover-se pela cidade. Apesar de, na maioria suas estações, ser sujo, barulhento e mal climatizado, navegar pela rede de linhas do MTA pode render muitas histórias para sua viagem.

Já notou o quão carrancudos são os usuários do metrô? Pode ser que seja por conta da falta de noção de algumas pessoas de como se portar debaixo do nível da rua. O metrô é considerado pelos nova-iorquinos uma extensão natural de suas casas e espaço de convívio diário. Portanto, seguir umas regrinhas simples de etiqueta vão evitar constrangimentos e confusões. Não quero dizer, no entanto, que as regras abaixo sejam seguidas por todos os usuários do metrô, mas é sempre muito bom comportar-se adequadamente em sociedade, então, aí vão algumas dicas para serem seguidas para o bem do bom convívio entre turistas e nativos.

1 – Ao descer para a plataforma, não “estacione” ao pé da escada. Caminhe sempre para o fim ou início da plataforma para que se evite o congestionamento de pessoas, sacolas e, até, malas. Já viu a fúria de um nova-iorquino desesperado que perde o trem por conta do número de pessoas paradas bem na escada da plataforma? Não queira ver. É feio.

2 – Espere as pessoas sairem do trem antes de entrar no vagão. Parece ser senso comum, mas, acredite, esta é a mais pura prova de que muita gente não sabe como se portar no metrô.

3 – E nada de bloquear a saída com sua carcaça estacionada na porta do vagão. Posicione-se ao lado da entrada do trem para que as pessoas possam descer na estação sem ter que ficar se esfregando na multidão empacada na porta.

4 – Quer verificar o Whatsapp ou ver quantas curtidas sua foto na Times Square mereceu enquanto sobe ou desce a escada rolante? Posicione-se à direita e dê espaço suficiente para quem quer subir mais rápido os degraus passar por você.

5 – Comer no metrô, por si só, merecia pena de morte, pior ainda quando a pessoa resolve traçar aquele resto de comida indiana que sobrou do almoço em pleno vagão de volta pra casa ou quando você resolve comer aquele sanduíche cheio de condimentos como café da manhã em trem lotado, onde todos tentam não vomitar com o cheiro que exala da sua refeição. A tensão e comoção podem ser grandes.

6 – Está em Nova York e quer ouvir seu cantor sertanejo favorito? Manere no volume e não tenha vergonha de usar o seu fone de ouvido. O povo agradece.

7 – Sabe aquele pedaço de ferro no meio do vagão? Aquilo não serve de apoio para seu corpo cansado após um dia de compras na Macy’s. As pessoas usam aquilo para não cairem umas sobre as outras durante a viagem.

8 – Umas das poucas situações na qual aconselho pegar um táxi em Manhattan é quando você resolve fazer as compra da próxima década na Century21 ou Macy’s. Caso você resolva aventurar-se pelo metrô com suas compras, atente-se para o fato de que suas sacolas não podem tomar assento ao seu lado. As cadeiras foram colocadas para que pessoas podessem sentar ali.

9 –Resolveu, literalmente, mochilar por Nova York? Quando entrar no trem, tire a mochila das costas e a posicione no seu pé. Assim, você diminui o espaço da sua insignificância e permite que as pessoas entrem no vagão lotado com mais facilidade quando o trem para na Times Square.

10 – Ceda seu assento para os idosos, gestantes, pessoas com dificuldade de locomoção e criaças de colo. Acha que nem precisa falar? Ha! Você ficaria surpreso.

11 – Um dos motivos pelos quais acho a cidade incrível é a naturalidade com que o nova-iorquino lida com personagem estranhos: ninguém liga para o que você veste, os acessórios que te enfeitam ou o corte de cabelo que usa. Nova York é a cidade onde quase tudo é permitido em termos de vestimentas, estilos e preferências. Talvez, por isso, as pessoas não gostam que turistas mais desavisados fiquem encarando como se fossem “a pice of bad art”. Por mais estranho que a pessoa pareça, evite ficar encarando o sujeito. Evita-se, assim, desconfortos e confrontamentos.

12 – Ao chegar na plataforma, espere pacientemente atrás das pessoas que chegaram antes de você.

13 – Para não escutar gritos e palavrões, ao subir e descer as escadas sempre permaneça do lado da direita. Nada de caminhar todos um ao lado do outro.

14 – A não ser por iminente caso de vida ou morte, não segure a porta do trem para seu amigo retardatário. Não me responsabilizo se alguém empurrar você para fora do vagão, afinal de contas, quem é você para atrasar todo o sistema metroviário da cidade?

Fique atento, observe as as dicas e aproveite sua viagem pelo melhor e mais eficiente sistema de transporte público do mundo. Se você já teve alguma experiência constrangedora ou engraçada no metrô, compartilhe conosco. 🙂

metrô nyc metrô nyc 3 metrô nyc 4 metrô nyc 5

Um comentário em “Como se comportar no metrô de Nova York

  1. Estive em nova York em outubro, fiquei 8 dias. desta vez usei mais o METRÔ .Quebrei a cabeça, paguei uns micos mas, acho que conheço um pouco mais dessa cidade enigmática. Já estou com saudades.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

*