museu do Federal Reserve Bank

Imagine um lugar onde as reservas internacionais de Organismos Oficiais, Banco Centrais e Governos do mundo inteiro estão depositadas sob a forma de barras de ouro!

Este local existe e fica em Nova York. Pouco conhecido da maioria dos turistas, o cofre do Federal Reserve Bank of New York é depositário de mais de cerca de 53.000 barras ouro que pesam, no total, 6.700 toneladas. Construído no início da década de 1920, o cofre fica no subsolo do banco localizado em Manhattan.

Toda barra de ouro a ser depositada passa por rigoroso processo de análise que inclui pesagem, verificação de pureza e marcas da barra depositada. O cuidadoso processo é feito porque, caso o depositante queira fazer uma retirada, serão devolvidas as mesmas barras depositas, já que o ouro não é considerado bem fungível. Por esta razão, cada cliente tem um compartimento especial onde só estarão depositadas as suas reservas. As barras de diferentes clientes não são misturadas.

Naturalmente, pelo valor dos bens ali depositados, a segurança do Banco é bastante reforçada. O cofre onde é depositado o ouro engloba um sistema de segurança complexo em várias camadas de proteção. Um cilindro de aço que mede cerca de 9 metros e pesa 90 toneladas guarda a única entrada do cofre. Ligada ao cilindro, uma moldura de aço e concreto de 140 toneladas cria uma vedação hermética. Uma vez fechado, quatro hastes de aço são inseridas no cilindro. Ligados a relógios que só serão abertos no próximo dia útil.

Visitas ao cofre e ao museu do Federal Reserve Bank são permitidas, mas as exigências para apreciar as barras no maior depositário de ouro do mundo são muitas. Além da antecedência mínima de 30 dias feitas através do site do Banco, o visitante deve observar o seguinte:

  • Os Ingressos deverão ser impressos com antecedência à visita.
  • Por conta da segurança, os visitantes deverão chegar 30 minutos antes do horário marcado
  • Não são permitidas fotografias
  • O tour começa exatamente na hora marcada, portanto não se atrase.
  • Os passeios são de graça e duram cerca de uma hora
  • Menores devem vir acompanhados de adultos
  • Não existe lugar para armazenar sacolas
  • Apesar de ter acesso para cadeirantes, o Federal Reserve Bank não fornece cadeiras de roda.
  • Não é permitida a entrada de carrinho de bebê.

 

Onde fica: 33 Liberty St, New York, NY 10045

Para mais informações, acesse http://www.ny.frb.org

securitysecurity2Federal-Reserve-Bank-of-New-York

 

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

*