Onde ficam os novos murais de Eduardo Kobra em Nova York?

Os Murais de Street Art são uma marca registrada de Nova York, já que a cidade é o berço dessa expressão artística. Os primeiros grafites em muros surgiram lá na década de 1980, junto com o Rap e Hip Hop. Para o nosso maior orgulho, muitos dos murais daqui têm assinaturas de brasileiros.

É o caso de Eduardo Kobra. O artista que já espalhou obras pelas principais cidades do mundo, como Miami, Londres, Moscou, Los Angeles e Rio de Janeiro, está na cidade, com sua equipe, colocando em prática o projeto “Cores pela Liberdade”. A ideia de Kobra é fazer 10 murais até o final de novembro.

Um dos seus murais mais emblemáticos é o que homenageia os bombeiros que trabalharam nos resgastes aos Atentados de 11 de Setembro (postado no nosso instagram e facebook no dia 10 de setembro). A imagem de extrema delicadeza e muito profunda fica em um prédio na 49th St., perto da 3rd Avenue. A pintura foi inspirada em uma foto de um bombeiro ajoelhado e de cabeça baixa que rodou o mundo. A obra foi nomeada por Kobra de “The Braves of 9/11”.

Já o mural com os rostos de Michael Jackson fica em um prédio de cinco andares na esquina da East 11th Street com a First Avenue. Nele, o artista pintou de uma lado o rosto de MJ ainda criança e do outro, a fisionomia de Michael Jackson em seus últimos dias. A arte “Black & White”, além de fazer parte do projeto, também comemora os 60 anos do Rei do Pop.

Cores pela Liberdadetem a intenção de fazer com que possamos refletir sobre temas complexos, abordando ideias como racismo, violência, a causa dos imigrantes, entre outros. “Stop Guns”, por exemplo, é um dos murais que potencializa o recado que todos insistimos em dar: chega de armas! Nele, um menino empunha uma pistola enquanto tira uma selfie em uma sala de aula. A obra fica na escola Cascades High School (231 Eldridge St, New York, NY 10002, EUA – em Lower East Side).

O mural “Tolerância”, que fica no Chelsea, na 18th Street com 10th Avenue, Kobra une em oração Madre Tereza de Calcutá com Mahatma Gandhi, dois grandes lutadores pelas causas sociais e paz mundial. A obra fica no Chelsea Square Market.

O mais recente mural é o que homenageia Albert Einstein, onde Kobra faz uma brincadeira transformando a Teoria da Relatividade em nosso amor por NYC, com a expressão “We love NY²”. Dois gênios de nosso tempo. A arte também fica no Chelsea, na 21st Street com 8th Avenue.

O talento de Eduardo Kobra não vê barreiras. Tanto que ele ultrapassou o seu próprio record. Com o mural “Etnias – Todos Somos Um”, que fica no Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro, Kobra entrou para o Guinness Book, em agosto de 2016, como o maior grafite do planeta, com 3mil m². No ano seguinte, ele se superou e criou um mural de 6mil m² para a fábrica da Cacau Show, no interior de São Paulo.

Um de seus murais mais famosos era “O Beijo”, que ficava em um dos prédios próximos ao parque High Line. A obra feita em 2012 era um dos lugares mais fotografados de Nova York. Tanto que a prefeitura tombou o prédio. Porém, após o dono do edifício receber a notificação que o prédio havia sido tombado, ele pintou de cinza a parede do mural, acabando assim com uma das principais obras de Street Art da cidade. Mas para a nossa alegria, Kobra pretende reproduzi-lo em outro lugar.

O projeto “Cores da Liberdade” está tornando as ruas de Manhattan uma verdadeira galeria de arte a céu aberto e trazendo consciência e uma mensagem de paz a todos que passam pelas obras. Vida longa às artes de rua!

Por Mariane Serra, do @viajar.eh.food
(https://www.instagram.com/viajar.eh.food/?hl=pt-br)

2 comentários em “Onde ficam os novos murais de Eduardo Kobra em Nova York?

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

*