passeio pelo SoHo – um dos bairros mais visitados em Nova York

Uma da regiões de Manhattan bastante visitada pelos turistas que vêm a Nova York é o SoHo (“South of Houston”, ou seja, Sul da rua Houston)! O bairro está localizado em Lower Manhattan e, na história recente da cidade, chamou a atenção do público por ser o local de muitos lofts de artistas e galerias de arte. Hoje, é mais conhecido por sua variedade de lojas de marcas nacionais e internacionais, bares e restaurantes sofisticados.

A principal característica da região são os prédios em ferro fundido que eram destaque na época da Revolução Industrial, quando o material era relativamente barato e a manipulação da aço ainda não tinha sido desenvolvido.

Há mais de 250 prédios de ferro fundido em Nova York e a maioria estão localizados no SoHo, construídos, na sua maioria, 1840 a 1880.

Uma curiosidade: vocês acreditam que, na década de 60, a região ia ser destruída para a construção de duas rodovias elevadas? Porém, graças aos jovens do movimento de preservação histórica, críticos arquitetônicos e moradores da região, o projeto não foi para frente e uma das mais glamurosas partes de Nova York foi preservada.

Em 1970, após a preservação da região, muitos andares superiores dos edifícios foram adaptados como lofts, o que proporcionou o aluguel por artistas plásticos, pintores e designers de moda que utilizavam os amplos espaços vazios com0 ateliers .

Em meados dos anos 90, a maioria das galerias se mudaram para a região do Chelsea. Permaneceram no SoHo os artistas mais bem sucedidos.

Com a construção de novos prédios residenciais, a partir de 2005, uma nova casta de pessoas mais rica começou ocupar os apartamentos antes utilizados por artistas. Tal fenômeno, naturalmente, acarretou na valorização imobiliária da região e no aumento dos aluguéis.

Hoje, o SoHo abriga em seus prédios as mais diversas lojas de renome mundial e outras de fama local, além de hotéis, bares descolados e restaurantes modernos. É muito comum deparar-se com artistas das mais diversas mídias andando pela região.

Passeando pela região você verá com frequência vendedores de rua vendendo joias, camisetas, livros e outras obras.

Alguns prédios para você visitar na região:

  • 1) V. Haughwout Building – 488 Broadway – construído em 1857
  • 2) The Little Singer Building – 561 Broadway – construído em 1902
  • 3) Gunther Building – 469 Broome St – construído em 1871
  • 4) Roosevelt Building – 480 Broadway – construído em 1873

 

Minha dica: Passear nas ruas Spring, Prince, W Broadway e Broadway.

Compras: Chanel, Prada, Louis Vuitton, YSL, Tiffany & Co, Michael Kors, Christian Dior, Osklen, UGG, Mac, Puma, Sabon, Levi’s, J.Crew, Gap, Victoria Secrets, Diesel, Elie Tahari, Forever 21, H&M, Guess, Uniqlo, Zara e muitas outras!

Comer: Boqueria, Dominique Ansel Bakery, Pera SoHo, Balthazar, Chobani, Laduree, Cipriane, Eileen’s Special Cheesecake, Nespresso, Dean & Deluca, Taka Taka Mexican Sushi, Burger & Barrel e outros.

haughwout_building_from_south1318205594781
E.V. Haughwout Building
IMG_8931
The Little Singer Building
Gunther_Building_Broome_and_Greene_St
Gunther Building
Roosevelt_Building_839-841_Broadway
Roosevelt Building

IMG_5161FullSizeRenderIMG_7472IMG_6039 IMG_7363IMG_7337FullSizeRender-1 IMG_7472

Um comentário em “passeio pelo SoHo – um dos bairros mais visitados em Nova York

  1. muito boas suas matérias
    bem esclarecedoras e verdadeiras, pois estive em ny em outubro de 2014 e o que eu percebi é que vc consegue transmitir a realidade do dia a dia de nova york e pelas dicas dá pra decidir onde ir antes de sair do brasil.sigo vc desde então pelos e-mails que recebo.parabens pelo trabalho

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

*