Igreja Gospel em Nova York

Protestante ou não, muito ou pouco religioso, não importa! Ter uma experiência em uma igreja gospel em Nova York é um programa que atrai muitos turistas.

Vale a pena colocar em seu roteiro o tradicional culpo gospel e se emocionar com o coral de vozes vibrantes que impacta a todos. Eu tive essa experiência e adorei. O passeio foi na igreja do Brooklyn, a The Brooklyn Tabernacle.  

Coral ainda em formação

História da música gospel

Os africanos escravizados usavam o ritmo da música como forma de se comunicar. Desta forma, eles criavam um mundo de som e ritmo para cantar e gritar sobre suas condições.

Com o tempo, versões desses ritmos foram somadas à canções de trabalho, gritos de campo e gritos de rua. Muitas das vezes, danças eram incorporadas ao momento. Os criadores dessas formas se basearam na cultura africana onde a comunidade participava de movimentos de canto como formas de propagar mensagens.

A mistura das idéias rítmicas africanas com idéias musicais ocidentais lançou as bases para um gênero de música afro-americana, em particular espirituais e, mais tarde, canções gospel.

A comunidade afro-americana passou por mudanças na consciência religiosa na década de 30. Os moradores de longa data do Norte, assim como as pessoas recém chegadas, tinham uma nova realidade com novas expectativas.

Os anos 30 também foram a era de Thomas A. Dorsey, o pai da música gospel. Dorsey, um ex-bluesman que se apresentou sob o nome de Georgia Tom, começou sua campanha para tornar o evangelho aceitável após a morte trágica de sua esposa e filho e dedicou sua vida à igreja. Ele passou a publicar 400 músicas gospel, sendo o mais conhecido “Take My Hand, Precious Lord”.

Dorsey também foi um dos fundadores do primeiro coral gospel em Chicago e, juntamente com associados, fundou a Convenção Nacional de Coros e Coros do Evangelho, precursora de grupos evangélicos nas igrejas negras de hoje.

A jornada do Evangelho continua produzindo músicos extraordinários que levam a palavra de Deus através do canto.

A igreja gospel do Brooklyn

A igreja é linda! A The Brooklyn Tabernacle é uma das típicas igrejas dos Estados Unidos que vemos nos filmes. Daquelas onde o culto é acompanhado por um animado coral.

O local parece um teatro, na verdade, nele funcionava o antigo teatro Loew’s Metropolitan. Possui telões posicionados nas laterais acima dos camarotes e no centro ao fundo do púlpito.

Desta forma, é possível assistir ao sermão do pastor e à apresentação do coral de qualquer assento que esteja. A igreja recebe muitos turistas e fiéis e tem capacidade para 3.200 pessoas sentadas.

A igreja gospel no Brooklyn é linda!

O culto gospel

Apesar de ser um local muito frequentado pelos turistas, eles pedem que as pessoas respeitem o momento de orações e agradecimento. Portanto, é aconselhável permanecer até o final do culto para não atrapalhar os fiéis. Tem duração de quase 2 horas.

Aos domingos, o culto acontece em 3 horários, às 9h, 11h e 13h. Eles são super pontuais, então não chegue atrasado. Os cultos são gratuitos e os assentos não tem reserva. Por isso, o ideal é chegar com antecedência. Eu cheguei às 8:45h para o culto de 9h e foi super tranquilo.

Durante o culto não é permitido fotografar e filmar, mas se chegar mais cedo você pode registrar sua visita à The Brooklyn Tabernacle. Caso vá em família, incluindo filhos pequenos, a igreja tem o BT Kids, que é um ministério com programas específicos para crianças de todas as idades, nos mesmos horários dos cultos. Assim, você pode aproveitar o culto sem preocupação, enquanto as crianças se divertem.

Entrada da igreja cheia de turistas e fiéis

Aproveito para lembrar que se tratando de culto em uma igreja, vale ter bom senso na hora de escolher o que vestir. Roupas mais formais são mais indicadas, pois, aos domingos, você encontrará pessoas de terno e gravatas, saltos altos e chapéus, mas jeans e camisetas também são aceitos.

Programação especial de Natal

A The Brooklyn Tabernacle realiza todo ano um musical de Natal. A programação especial envolve canções, apresentações de dança e peça teatral voltada para toda a família. Toda a estrutura da igreja é preparada para essa celebração com uma produção no nível dos shows da Broadway. Todas as apresentações são gratuitas e é interessante checar o site para conferir a programação.

Confira o calendário com a programação dos eventos da igreja.

O coral da igreja do Brooklyn

Dirigido pela esposa do pastor Jim Cymbala, o coral da The Brooklyn Tabernacle é formado por 270 vozes, em sua maioria membros da igreja. Eu gostei muito da apresentação. O coral é muito bonito! Ganhador de cinco prêmios Dove e seis prêmios Grammy. Os concertos do coral em Nova York acontecem no Carnegie Hall, no Radio City Music Hall e no Madison Square Garden Theatre.

O culto gospel na igreja com vista superior

Após o culto gospel – Comprinhas pelo Brooklyn

Após conhecer o tradicional culto gospel de Nova York, você pode ainda passear pela região do Brooklyn e aproveitar para fazer umas comprinhas. Tem várias lojas próximas com desconto, como a GAP Factory Store, Foot Locker, Banana Republic, Factory Store, The Children’s Place (que é uma loja de roupa de crianças bem baratinha, a qualidade não é das melhores, mas o preço é bem atrativo).

Leia também: Promoções nos EUA e em Nova York

Como chegar na Igreja Gospel em Nova York

A maneira mais fácil e rápido é de metrô.

Linha Azul A ou C, Laranja (F) ou Amarela (R) até a estação Jay Street / Metrotech. 

Endereço: 17 Smith Street, Brooklyn, NY 11201

Leia também: Como utilizar o metrô em Nova York

PROGRAME SUA VIAGEM A NOVA YORK

Assessoria pré-viagem

Para facilitar sua viagem, oferecemos também o serviço de consultoria pré-viagem que consiste em reunião via Skype ou FaceTime com duração de até 1h. Durante a reunião você pode tirar todas suas dúvidas, pegar sugestões de passeios, compras e restaurantes e ainda saber como utilizar o metrô.

Valor do serviço: US$60

Walking Tour em Grupo

Temos 3 opções de Walking Tour em grupo.

Estes são passeios de 4h, realizado às segundas, quartas e sextas-feiras. 

Segundas: conhecemos os principais lugares do Central Park, Grand Central Terminal, a famosa 5ª Avenida, Biblioteca Pública e Rockefeller Center.

Quartas: conhecemos Hudson Yards, Chelsea Market, High LIne, Meatpacking e Village.

Sextas: conhecemos algumas das regiões mais visitadas de Nova York: Financial District (Touro de Wall St., Wall St., Memorial 9/11 e Oculus); New York City Hall; Ponte do Brooklyn e DUMBO.  

O serviço é reservado diretamente em nosso site: https://novayorkevoce.com/walking-tour-em-grupo/ 

Shows da Broadway

Também tenho ingressos com desconto para os shows da Broadway. Caso tenha interesse, me informa qual o show e a data, que faço a cotação para você.

Ou você pode comprar em real e parcelado aqui: https://www.weplann.com.br/novayorkevoce/nova-york?q=broadway 

Além disso, tenho outros serviços que são prestados por alguns de nossos parceiros. Abaixo estão os links.

Transfer

privativo –  Me passa a quantidade de pessoas, o aeroporto de chegada e a data da viagem que te envio um orçamento.
compartilhado – http://www.weplann.com.br/novayorkevoce/nova-york/van-aeroporto-nova-york

Passe turístico para economizar tempo e dinheiro

https://www.sightseeingpass.com/en/new-york?aid=1391   ou http://www.weplann.com.br/novayorkevoce/nova-york/sightseeing-flex-pass 
http://www.weplann.com.br/novayorkevoce/nova-york/city-pass

Chip de celular

https://viajeconectado.com/?ref=Novayorkevoce

Cupom de desconto:  marina

Seguro de viagem

http:// https://www.safetycardassistencia.com.br/home/?b2w=S

Um comentário em “Igreja Gospel em Nova York

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

*