Chinatown em Nova York – tudo o que conhecer
By Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)
Chinatown em Nova York é o pedacinho de Manhattan onde a língua mais falada não é o inglês e sim o mandarim. Acredite! Isso acontece porque Chinatown é a maior comunidade chinesa fora da Ásia e a cada dia cresce mais. Tanto que “encurta” cada vez mais a Little Italy.
A região começa na Broadway e vai até a Rutgers Street. Passando, inclusive, pelo belíssimo arco da Manhattan Bridge. É fácil até esquecermos que estamos em Nova York, pois todas as lojas e restaurantes têm fachadas antigas e letreiros com nomes escritos em caracteres Han, o logograma chinês.
História de Chinatown
Chinatown começou a ser formada entre os anos de 1840 e 1860, com a chegada dos imigrantes, e hoje é a terceira principal economia de Nova York, ficando atrás apenas de Wall Street e Broadway/Times Square.
O ponto de partida para conhecer a região é a Canal Street, pois lá fica um mapa com todas as ruas de Chinatown. Também na Canal St. está o Mahayana Buddhist Temple, que é considerado o maior templo budista de NYC. Para visitá-lo é necessário doar US$1. Mesmo que esta não seja a sua religião, vale muito a visita, pois o lugar é lindíssimo e ainda conta com uma estátua de Buda com 5m e toda em ouro.
Por toda Chinatown tem muito o que se ver e não só comprar produtos “Made in China”. Por lá está, por exemplo, o Columbus Park (Mulberry St. com Baxter St), onde muitos idosos praticam Tai Chin Chuan na parte da manhã. Parece até cena de filme!
Dica: na Mulberry St você vai ver muitos murais (Street Art).
Também está a Manhattan Criminal Courthouse, que um dia foi uma cadeia e hoje funciona só como corte. Por lá já foram gravadas cenas de algumas séries americanas bem famosas, como Law & Order, Suits e The Good Wife.
O que fazer em Chinatown em Nova York
Mas a rua mais famosa de Chinatown sem dúvidas é a Mott Street. Ela tem uma infinidade de lojas de tudo quanto é gosto, incluindo a “Aji Ichiban Candy Shop” – uma famosa loja de doces chineses. E se você gosta de comer pato, este também é o lugar. Por todo canto você encontra uma ave pendurada. Mas se quiser provar um dos melhores patos laqueados de Nova York, vá ao Peking Duck House (28 Mott St.). Ele é tradicionalíssimo!
Na Doyers St. fica a “Nom Wah Tea Parlor”, a mais antiga casa de chá de Nova York, aberta em 1920, que é comandada pela mesma família desde a década de 1940. Ou seja, há quase 80 anos.
E para finalizar, nada melhor do que ouvir uma ótima música. A nossa dica é o Apothéke(8 Doyers Street), um bar e clube de jazz super charmoso e que tem decoração como uma farmácia do início do século XX. Leia mais sobre ele aqui.
Se o seu roteiro permitir, dedique um dia das suas férias para conhecer Chinatown e arredores a fundo e mergulhar na cultura oriental.
Se perca em suas ruas e prove os seus sabores. Tenho certeza que você irá encontrar uma Nova York bem diferente. Divirta-se!
Clique aqui para ver no Google Maps os lugares acima mencionados.
Dica noturna em Chinatown
Para quem gosta da culinária chinesa, indico o Peking Ducking House, que é um dos restaurantes mais famosos da região. Já fui e gostei. O site TimeOut fez uma lista como os melhores restaurantes, você pode conferir aqui.
Para quem quer curtir mais a noite, indico o bar Apothéke.
Nas noites de segunda-feira você pode escutar um ótimo jazz num simpático bar em Chinatown. O lugar é pequeno, então a dica eh chegar até 21h. O local é decorado como uma farmácia do início do século XX (Apothéke quer dizer “farmácia” em alemão). Caso queira um pouco mais de conforto, você pode reservar uma mesa, que custa US$50 por pessoa, que será revertido em consumação. Os drinks são bem elaborados e deliciosos. A casa não serve comida, então, vá de estômago forrado.
Onde fica: 9 Doyers St.
Leia também: Mapa de Nova York.
Com carinho,
Marina
Em parceria com Mariane Serra, do @viajar.eh.food
Deixe um comentário