Chinatown em Nova York – tudo o que conhecer

By Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

Chinatown em Nova York é o pedacinho de Manhattan onde a língua mais falada não é o inglês e sim o mandarim. Acredite! Isso acontece porque Chinatown é a maior comunidade chinesa fora da Ásia e a cada dia cresce mais. Tanto que “encurta” cada vez mais a Little Italy.

A região começa na Broadway e vai até a Rutgers Street. Passando, inclusive, pelo belíssimo arco da Manhattan Bridge. É fácil até esquecermos que estamos em Nova York, pois todas as lojas e restaurantes têm fachadas antigas e letreiros com nomes escritos em caracteres Han, o logograma chinês.

Mott St - a rua que mais gosto em Chinatown
Mott St – a rua que mais gosto em Chinatown

História de Chinatown

Chinatown começou a ser formada entre os anos de 1840 e 1860, com a chegada dos imigrantes, e hoje é a terceira principal economia de Nova York, ficando atrás apenas de Wall Street e Broadway/Times Square.

O ponto de partida para conhecer a região é a Canal Street, pois lá fica um mapa com todas as ruas de Chinatown. Também na Canal St. está o Mahayana Buddhist Temple, que é considerado o maior templo budista de NYC. Para visitá-lo é necessário doar US$1. Mesmo que esta não seja a sua religião, vale muito a visita, pois o lugar é lindíssimo e ainda conta com uma estátua de Buda com 5m e toda em ouro.

Por toda Chinatown tem muito o que se ver e não só comprar produtos “Made in China”. Por lá está, por exemplo, o Columbus Park (Mulberry St. com Baxter St), onde muitos idosos praticam Tai Chin Chuan na parte da manhã. Parece até cena de filme!

Dica: na Mulberry St você vai ver muitos murais (Street Art).

Street Art na Mulberry St
Street Art na Mulberry St
Street Art na Mulberry St
Street Art na Mulberry St

Também está a Manhattan Criminal Courthouse, que um dia foi uma cadeia e hoje funciona só como corte. Por lá já foram gravadas cenas de algumas séries americanas bem famosas, como Law & Order, Suits e The Good Wife.

O que fazer em Chinatown em Nova York

Mas a rua mais famosa de Chinatown sem dúvidas é a Mott Street. Ela tem uma infinidade de lojas de tudo quanto é gosto, incluindo a “Aji Ichiban Candy Shop” – uma famosa loja de doces chineses. E se você gosta de comer pato, este também é o lugar. Por todo canto você encontra uma ave pendurada. Mas se quiser provar um dos melhores patos laqueados de Nova York, vá ao Peking Duck House (28 Mott St.). Ele é tradicionalíssimo!

Feirinha de frutas e verduras na Canal St - Chinatown
Feirinha de frutas e verduras na Canal St – Chinatown

Na Doyers St. fica a “Nom Wah Tea Parlor”, a mais antiga casa de chá de Nova York, aberta em 1920, que é comandada pela mesma família desde a década de 1940. Ou seja, há quase 80 anos.
E para finalizar, nada melhor do que ouvir uma ótima música. A nossa dica é o Apothéke(8 Doyers Street), um bar e clube de jazz super charmoso e que tem decoração como uma farmácia do início do século XX. Leia mais sobre ele aqui.


Se o seu roteiro permitir, dedique um dia das suas férias para conhecer Chinatown e arredores a fundo e mergulhar na cultura oriental.

Torne sua viagem muito mais memorável!

Se perca em suas ruas e prove os seus sabores. Tenho certeza que você irá encontrar uma Nova York bem diferente. Divirta-se!

Clique aqui para ver no Google Maps os lugares acima mencionados.

Dica noturna em Chinatown

Para quem gosta da culinária chinesa, indico o Peking Ducking House, que é um dos restaurantes mais famosos da região. Já fui e gostei. O site TimeOut fez uma lista como os melhores restaurantes, você pode conferir aqui.

Para quem quer curtir mais a noite, indico o bar Apothéke.

Nas noites de segunda-feira você pode escutar um ótimo jazz num simpático bar em  Chinatown. O lugar é pequeno, então a dica eh chegar até 21h. O local é decorado como uma farmácia do início do século XX (Apothéke quer dizer  “farmácia” em alemão). Caso  queira um pouco mais de conforto, você pode reservar uma mesa, que custa US$50 por pessoa, que será revertido em consumação. Os drinks são bem  elaborados e deliciosos. A casa não serve comida, então, vá de estômago  forrado.

Onde fica: 9 Doyers St.

Leia também: Mapa de Nova York.

apotheke 3 nova york e voce
Entrada do Apothéke em Chinatown

Com carinho,

Marina

Em parceria com Mariane Serra, do @viajar.eh.food

Última modificação em 19 de agosto de 2020, por Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso

Para segurança dos nossos clientes e guias, e para minimizar os riscos de propagação do COVID-19, os serviços de Walking Tour do Nova York & Você estão suspensos por período indeterminado. Esperamos que, em breve, possamos voltar a atender novos e antigos clientes para poder mostrar-lhes o melhor que nossa querida Nova York tem a oferecer.

#novayorkevoce

Poste sua foto com a #novayorkevoce e apareça aqui.