ARTISTAS FAMOSOS DE “STREET ART” EM NOVA YORK
By Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)
Nova York é considerada a meca do grafite e da arte de rua, e, por isso, atrai artistas do mundo todo. Além de ser uma cidade considerada inspiradora para produzir arte, por ser tão multicolorida, multiétnica e multicultural, aqui é permitido pintar nas ruas, desde que autorizado pelo dono do construção. Diferente da maioria dos outros países do mundo em que o grafite é considerado crime.
No Brasil, por exemplo, mesmo autorizado pelo dono, ainda é necessário da autorização da prefeitura. Os grafites são um elemento constante no cotidiano das pessoas que circulam pelas ruas de Nova York, eles estão espalhados por toda cidade e são um verdadeiro museu de arte a céu aberto. Listamos alguns grafites que você não pode deixar de conhecer por aqui:
BANKSY
O artista britânico passou uma temporada em NY em 2013 espalhando sua arte por todos os cantos da cidade, atraindo multidões de turistas e moradores.
Para ver o post completo sobre a temporada de Banksy em NY, clique aqui.
Instagram: @banksy
BUFF MONSTER
https://buffmonster.com/pages/about-us
O nova-iorquino tem como marca registrada a cor rosa predominante em todas os seus desenhos, simbolizando para o artista confiança, individualidade e felicidade. Seus desenhos são influenciados pela música heavy metal, sorvete, pop art, cultura japonesa. Ele também criou uma variedade de colecionáveis de edição limitada, incluindo vinil e resina brinquedos, impressões, camisas, etiquetas e duas séries de seus cartões comerciais ambiciosos/adesivos chamado The Misfits Melty. Ele trabalhou com algumas das marcas mais conhecidas como Disney, Converse, Olá Kitty, Samsung, Coca-Cola e outros. A arte de Buff está espalhada principalmente em Williamsburg.
Instagram: @buffmonster
BEAU STANTON
O trabalho de Beau Stanton é caracterizado pelos detalhes impressionantes que variam entre miniaturas até pinturas que cobrem fachadas inteiras. Stanton mistura referências históricas, náutico e arquitetônicos. Suas pinturas se fundem entre presente e passado, como ele diz, “iluminações enigmáticos.” Seu mural mais famoso foi concluído em agosto de 2015 para o Festival de Artes Loman e localiza-se exatamente na 30 East 3rd St., em Manhattan (entre 2nd Ave e Bowery).
Instagram: @beaustanton
WERC
O mexicano, desenvolveu a sua arte durante a adolescência no Texas, seus desenhos apresentam inspirações de símbolos, urbanizações, letras, língua e das fronteiras e do humor nostálgico entre culturas imigrantes. Ele criou projetos de arte coletivas com a intenção de dissolver todas as fronteiras e as formas de separação entre os povos. Ele espalhou muitos desenhos pelo Brooklyn.
Instagram: @w3rc
OS BRASILEIROS QUE FAZEM SUCESSO EM NYC
Os Gêmeos
https://www.osgemeos.com.br/pt
Gustavo e Otávio Pandolfo, são dois irmãos gêmeos de São Paulo que fazem sucesso na arte de rua em Nova York. Realizaram diversos trabalhos que viraram pontos turísticos em alguns lugares dos Estados Unidos. Antes de Nova York, a dupla já havia espalhado “Gigantes” em Lisboa, Londres e São Paulo. O mural abaixo você pode apreciar indo até a 2nd Avenue e 1st Street no East Village.
Instagram: @osgemeos
Kobra
O brasileiro Eduardo Kobra é um dos grafiteiros mais famosos do mundo. Antes dos Estados Unidos, Kobra espalhou grafites pela Suécia e Polônia. Em Nova York, a sua obra mais famosa foi criada através da inspiração da foto do beijo mundialmente conhecida, em que um casal comemora na Times Square o fim da Segunda Guerra Mundial. Ele espalhou diversos murais pela metrópole. O mural abaixo está localizado perto do parque High Line.
Instagram: @kobrastreetart
Nina Pandolfo
https://www.ninapandolfo.com.br/
Nina é um dos nomes femininos mais expressivos da arte contemporânea brasileira e aos poucos vem ganhando espaço ao redor do mundo. Seus desenhos são caracterizados por serem suaves, delicados, infantis e, ao mesmo tempo, sensuais. Inspirados pela leveza, beleza e simplicidade com um toque excêntrico e mágico. Nina expôs algumas telas inéditas na Galeria Coburn Projects, na 2 Rivington Street em Nolita, até o dia 29 do mês passado, mas ainda é possível ver o mural pintado em frente a galeria até o final de dezembro desse ano.
Instagram: @ninapandolfo
O que eu acho interessante neste tipo de arte é que por não ser uma obra permante, ela te permite apreciar o momento presente, pois, assim como essa obra está ali, no outro dia pode já não mais estar. O muro pode ser pintado, outro artista pode pintar em cima da obra anterior ou até mesmo ser destruído, como aconteceu com vários murais de Banksy.
E mais. Diferente dos museus, nas ruas não encontramos informações sobre a obra e sobre o artista, o que deixa livre nossa interpretação e imaginação.
O google em parceria com a Red Bull, desenvolveu uma ferramenta que permite encontrar arte de rua ao redor do mundo, é uma espécie de Google Maps que mapeia a “street art” https://www.streetartview.com/. Além das obras mencionadas, você encontra mais 95 artes espalhadas pelas ruas da Big Apple.
Por Rosana de Lemos Vasques
Ai que post “tudo de lindo”! Marina, esse mural das foto sobre os Gêmeos é mesmo o que está na 2nd Ave com a 1st Street? A última vez que passei por lá era outro. Só se acabaram de mudar. Dá uma olhada no graffiti n. 12 desse post que eu fiz sobre o Lower Manhattan http://desconexaony.com.br/principal/os-impressionantes-grafites-lower-manhattan-grafite/
Ameiiii… vc arrasa!
Olá Gaby,
Verdade, mudei a foto. Na hora de colocar o arquivo devo ter apertado na foto errado. Obrigada pelo toque. 😉
Vi seu post, ficou bem legal também!
Beijos,
Marina
Acompanho teu BLOG, estou louco pra ir visitar NY e passear pelas ruas “grafitadas”, excelente as postagens, obrigado !!!! 😀
Que legal saber um pouco mais sobre essa arte tão pouco explorada! No Brasil não existe essa valorização, basta ver quantos artistas brasileiros são reconhecidos na gringa e ainda marginalizados no próprio país. Adorei o post!
Oi!!
Poderia me dizer a rua que fica o grafite do Banksy? Obrigada!!
Olá Flávia! Os grafittes do Bansky ficam espalhados por várias ruas de NY. Muitos estão pelo Brooklyn. Em Manhattan, você encontra na 79St com a Broadway.