O relógio na calçada da Maiden Lane

By Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

Última modificação em 14 de outubro de 2014

Nova York guarda inúmeros segredos que fogem aos olhos do turista mais tento. O Nova York & Você vai trazer para seus leitores, a partir de hoje, os segredinhos mais bem guardados na cidade. Entre as muitas atrações da parte mais ao sul da ilha de Manhattan, um pedaço da esquina da Maiden Lane e Broadway tem um significado histórico muito interessante. Em 1896, William Bartman decidiu contratar Frank Homme para construir um relógio na calçada da sua joalheria, esperando chamar a atenção de clientes para a sua loja. Foram necessários dois anos para completar o desenho e construir o relógio. Usando tecnologia inovadora para a época, o  espetacular objeto possuia um sistema de bateria que alimentava seu mecanismo. O relógio foi instalado, finalmente, em no outono de 1899.

Outra grande novidade, luzes brancas escondidas embaixo do relógio iluminavam as horas quando caia a noite. À época, era um dos pouco objetos a iluminar a area, já que luz elétrica era novidade em Nova York. A calçada, iluminada, parecia “viva” e atraia muitas pessoas para aquela esquina da Broadway.

Único apto a diariamente operar os complicados mecanismos, o Sr. Frank Homm faleceu em 1917. Pouco tempo depois, sem a devida manutenção, o relógio parou de funcionar. Para evitar que a falta de cuidado com o relógio  prejudicasse a reputação de excelência, o Sr. Bartman cobria o relógio com um pedaço de papelão.

Em 1925, um novo relógio de ponteiros substituiu o velho “jump-hour” e, até hoje, funciona com precisão incrível. Cerca de 50 mil pessoas passam pelo relógio todos os dias, muitas das quais totalmente inconscientes da presença de objeto tão peculiar. Após o 11 de setembro, uma pequena rachadura pode ser vista perto do numeral “XII”.

Hoje, a William Barthman Jewelers é a última grande lembrança de um tempo em que a parte mais ao sul de Manhattan concentrava um intenso mercado de jóias que começou no fim do século XVIII.

Endereço: Esquina da Maiden Lane com Broadway

Joalheria Wiliam Bartman: 176 Broadway

relogio antigo

Relógio instalado em 1899

relogio atualrelogio atual 2relogio atual 3

Última modificação em 19 de março de 2020, por Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

5 respostas para “O relógio na calçada da Maiden Lane”

  1. Mariana Thompson Flores disse:

    Gostei!!! Estou indo para NY na segunda com meus filhos pequenos e essa será mais uma curiosidade interessante para mostrar a eles!!
    Obrigada e parabéns pelo Blog! Estou amando as dicas!!!
    Abs
    Mariana

  2. Marcia costa disse:

    Vou a Nova York em Junho.Que roupa devo levar? Como me vestir????
    Obrigada por seu site maravilhosos.

  3. Rosane disse:

    Estou indo dia 28 deste mês, estou adorando teu Post. Parabéns está muito bom .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso

Para segurança dos nossos clientes e guias, e para minimizar os riscos de propagação do COVID-19, os serviços de Walking Tour do Nova York & Você estão suspensos por período indeterminado. Esperamos que, em breve, possamos voltar a atender novos e antigos clientes para poder mostrar-lhes o melhor que nossa querida Nova York tem a oferecer.

#novayorkevoce

Poste sua foto com a #novayorkevoce e apareça aqui.