Murais do Kobra em Nova York

By Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

Os murais de Street Art são uma marca registrada de Nova York, já que a cidade é o berço dessa expressão artística. Os primeiros grafites em muros surgiram lá na década de 1980, junto com o Rap e Hip Hop. Para o nosso maior orgulho, Nova York está cheia dos murais do Kobra.

Murais do Kobra em Nova York
Foto by @nyclovesnyc

O artista que já espalhou obras pelas principais cidades do mundo, como Miami, Londres, Moscou, Los Angeles e Rio de Janeiro, está na cidade, com sua equipe, colocando em prática o projeto “Cores pela Liberdade”. A ideia de Eduardo Kobra é fazer 10 murais até o final de novembro.

passeio em nova york
Torne sua viagem muito mais memorável!

The Braves of 9/11

Um dos seus murais do Kobra mais emblemáticos é o que homenageia os bombeiros que trabalharam nos resgastes aos Atentados de 11 de Setembro (postado no nosso instagram e facebook no dia 10 de setembro). A imagem de extrema delicadeza e muito profunda fica em um prédio na 49th St., perto da 3rd Avenue. A pintura foi inspirada em uma foto de um bombeiro ajoelhado e de cabeça baixa que rodou o mundo. A obra foi nomeada por Kobra de “The Braves of 9/11”.

murais do Kobra em Nova York

Black & White

Já o mural com os rostos de Michael Jackson fica em um prédio de cinco andares na esquina da East 11th Street com a First Avenue. Nele, o artista pintou de uma lado o rosto de MJ ainda criança e do outro, a fisionomia de Michael Jackson em seus últimos dias. A arte “Black & White”, além de fazer parte do projeto, também comemora os 60 anos do Rei do Pop.

Black & White, retrata duas fases de Michael Jackson é um dos murais do Kobra em Nova York
Black & White é um dos murais do Kobra

Stop Guns

Cores pela Liberdadetem a intenção de fazer com que possamos refletir sobre temas complexos, abordando ideias como racismo, violência, a causa dos imigrantes, entre outros. “Stop Guns”, por exemplo, é um dos murais que potencializa o recado que todos insistimos em dar: chega de armas! Nele, um menino empunha uma pistola enquanto tira uma selfie em uma sala de aula. A obra fica na escola Cascades High School (231 Eldridge St, New York, NY 10002, EUA – em Lower East Side).

murais do Kobra em Nova York

Tolerância

O mural “Tolerância”, que fica no Chelsea, na 18th Street com 10th Avenue, Kobra une em oração Madre Tereza de Calcutá com Mahatma Gandhi, dois grandes lutadores pelas causas sociais e paz mundial. A obra fica no Chelsea Square Market.

Madre Tereza e Gandhi em um dos murais do Kobra em nova york
Madre Tereza e Gandhi em um dos murais do Kobra.

We love NY²

O mais recente mural é o que homenageia Albert Einstein, onde Kobra faz uma brincadeira transformando a Teoria da Relatividade em nosso amor por NYC, com a expressão “We love NY²”. Dois gênios de nosso tempo. A arte também fica no Chelsea, na 21st Street com 8th Avenue.

murais do Kobra em Nova York

O talento de Eduardo Kobra não vê barreiras. Tanto que ele ultrapassou o seu próprio record. Com o mural “Etnias – Todos Somos Um”, que fica no Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro, Kobra entrou para o Guinness Book, em agosto de 2016, como o maior grafite do planeta, com 3mil m². No ano seguinte, ele se superou e criou um mural de 6mil m² para a fábrica da Cacau Show, no interior de São Paulo.

O Beijo

Um dos murais do Kobra mais famosos era “O Beijo”, que ficava em um dos prédios próximos ao parque High Line. A obra feita em 2012 era um dos lugares mais fotografados de Nova York. Tanto que a prefeitura tombou o prédio.

Porém, após o dono do edifício receber a notificação que o prédio havia sido tombado, ele pintou de cinza a parede do mural, acabando assim com uma das principais obras de Street Art da cidade. Mas para a nossa alegria, Kobra pretende reproduzi-lo em outro lugar.

murais do Kobra em Nova York

O projeto “Cores da Liberdade” está tornando as ruas de Manhattan uma verdadeira galeria de arte a céu aberto e trazendo consciência e uma mensagem de paz a todos que passam pelas obras. Vida longa às artes de rua!

Endereços dos murais do Kobra em Nova York

  1. “Black or White” (Michael Jackson) – 180 1st ave
  2. “Stop Guns” – 233 Eldridge St
  3. “Madre Tereza” – 130 10th Ave (esquina 10th ave com 18th St)
  4. “Frida & Diego” – 360 Prospect Place, Brooklyn
  5. “Cristo” – 833 Dekalb Ave, Brooklyn
  6. “Lichtenstein” – 221 E 44th St
  7. “The Braves of 9/11” (Bombeiro) – 780 3rd St
  8. “Genius is to bike ride” (Einsten bicicleta) – 780 3rd St
  9. “We Love NY2” (Einsten grafiteiro) – 298-200 West 21st Street (21st St com 8th ave)
  10. “Estátua mexicana” – 519 Broome St
  11. “Menino sonho americano” – 519 Broome St
  12. “Ellis Island” – 16 Clarkson St
  13. “Elvis” – 142 N 5th St, Brooklyn
  14. “Stop Wars” – 391 Christopher St
  15. “The Club 27” – 36 Rivington St
  16. “Mount Rushmore” – 210 10th Ave (10th Ave e 22nd St)

Murais do Kobra em Nova York no Google Maps

Agora que você já sabe onde estão os murais do Kobra em Nova York, planeje a sua viagem para cá!

Leia também: Quanto custa viajar para Nova York?

Com carinho,

Marina

Em parceria com Mariane Serra, do @viajar.eh.food

Última modificação em 16 de outubro de 2020, por Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

7 respostas para “Murais do Kobra em Nova York”

  1. Ricardo Almeida disse:

    Muito bom e informativo essas descrições. Obrigado

  2. Adilson Pelegrino disse:

    Parabéns Marina, pelo bom gosto de nos informar sobre o grande Artista Kobra. Felicidades a você.

  3. Pâmela disse:

    Muito obrigada!

  4. Carla pereira leite disse:

    Estive em NY em novembro e o Eduardo Kobra estava pintando um mural a 3 quarteirões do mural da Madre Theresa na 18th.. tiramos fotos.. mas ele não estava na hora.. tinha ido almoçar.. Dias depois antes de ir embora ainda fomos ver o mural do bombeiro e do Einstein na bicicleta

  5. Edgar disse:

    Olá.
    Parabéns pela suas informações.Admiro muito o trabalho do Eduardo Kobra e pretendo voltar a New York este ano e vou atrás dos endereços.Muito obrigado.Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso

Para segurança dos nossos clientes e guias, e para minimizar os riscos de propagação do COVID-19, os serviços de Walking Tour do Nova York & Você estão suspensos por período indeterminado. Esperamos que, em breve, possamos voltar a atender novos e antigos clientes para poder mostrar-lhes o melhor que nossa querida Nova York tem a oferecer.

#novayorkevoce

Poste sua foto com a #novayorkevoce e apareça aqui.