Quarentena em Nova York – reabertura da cidade

By Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

Oi, gente! Como o blog está um pouco parado desde que começou essa quarentena e não estou muito no clima de escrever sobre algum lugar específico da cidade, resolvi hoje fazer um resumão contando para vocês como estão sendo os dias de quarentena em Nova York.

Caminhar por regiões tão movimentadas, hoje vazias, é muito estranho! Parece que estamos dentro de um daqueles filmes de ficção científica.

Quarentena em Nova York
5ª avenida

Nova York na minha visão

Nova York sempre foi cada um por si e Deus por todos, mas quando você precisa de qualquer ajuda, parece que pessoas “brotam” só para te ajudar! Sempre senti isso.

Nova York é daquelas cidade super movimentadas, nas quais as pessoas estão preocupadas com o seu dia-dia. É fácil perceber que a maioria das pessoas transitam sem prestar muita atenção umas nas outras quando caminham pelas ruas, metrô, lojas, restaurantes, etc. Costumo dizer que, se você pode caminhar com uma melancia na cabeça ou andar toda “trabalhada” na grife, ninguém te observa, pois por aqui tudo é normal! E acho que isso é um dos pontos que deixa a cidade mais encantadora. Não é à toa que os turistas amam e se sentem livres.

Explico melhor: como o dia-a-dia das pessoas é mega corrido – muitos nova-iorquinos têm mais de um emprego para tentar sobreviver na cidade mais cara do mundo, os habitantes de Nova York são tidos como mal-educados, já que estão sempre apressados e podem, até, reclamar quando alguém – principalmente turistas – andam pelas ruas em ritmo mais lento.

Quarentena em Nova York

Em Nova York, o ditado “Time is money” tem um significado todo especial. Mas não se deixe enganar pelas aparências mal-humoradas. Nova York é uma cidade muito eclética, abraça todas as culturas e opiniões. Experimente conversar com um nova-iorquino – desde que não esteja com pressa – que você se surpreenderá.

Quando a cidade de Nova York vai reabrir?

Eu queria muito poder dar essa resposta agora, mas, infelizmente, ninguém sabe! A notícia boa é que os números de mortes relacionadas à pandemia diminuem a cada dia (com exceção de ontem, cujos números subiram um pouco com relação ao dia anterior). Além disso, algumas cidades do estado de NY já começaram a reabrir. Mas, por enquanto, é só isso que tenho para relatar.

O estado de Connecticut, estado vizinho a Nova York, onde um número significatico dos habitantes trabalha em NYC, reabriu alguns setores da economia hoje. As normas estabelecidas pelas autoridades são as seguintes: reabertura de áreas para refeições ao ar livre, escritórios, lojas e shoppings, museus e zoológicos e empresas de recreação ao ar livre – respeitando o distanciamento social.

Quarentena em Nova York
Metrô em Nova York

NYC irá reabrir seguindo um sistema de fases. As mais importantes para os turistas são as fases 3 e 4, que correspondem a restaurantes e entretenimento, respectivamente.

Infelizmente, por enquanto, ainda não iniciamos nem a 1ª fase de reaberturas.

Apesar de não ser proibido sair de casa, estamos evitando ao máximo sair. Somente saímos quando há necessidade, mas sempre com todos as precauções recomendadas.

Quarentena em Nova York
Times Square

Quando começar a pensar em marcar a viagem?

Como vocês sabem, o mercado do turismo foi um dos setores mais afetado pela pandemia. Por isso, acredito, será um dos últimos setores retomar o ritmo anterior à crise causada pelo COVID-19, já que muitos especialistas preveem que as fases de abertura 3 e 4 não serão iniciadas antes do mês de setembro.

NYC é uma cidade com grande densidade demográfica. Então, para conter aglomerações, muitas restrições de funcionamento de comércios e serviços devem ser postas em prática.

Até agora, o que sabemos é que a Broadway já adiou por 2 vezes a reabertura dos espetáculos, mas acho que poderão adiar ainda mais o reinício dos shows.

Números de hoje

Até a última terça (19/05/2020), a cidade de NYC já teve quase 190 mil casos de coronavírus. O estado de NY contabilizou mais de 357 mil casos.

As regiões mais afetadas da cidade são Bronx e Brooklyn. As comunidades de menor renda são as mais afetadas. Em busca de soluções para dirimir os efeitos do coronavírus, as autoridades de saúde estão aumentando o número de testes, enfatizando a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social.

19/05/2020

Novos casos – 295

Óbitos – 112

O número de infectados subiu muito rapidamente nos dois primeiros meses, porém o pior já parece ter passado e agora os números mostram que a curva está na descendente, embora em ritmo lento.

Até hoje não havia parado para pensar sobre o retorno do turismo na Big Apple. Acho que não refleti muito sobre a situação por medo da realidade. Enfim, é esse o meu trabalho desde 2013. O turismo vai voltar? Com certeza. NYC vai voltar a receber seus milhares de turistas diariamente? Sim, mas certamente, não o fará agora e, provavelmente, nem mesmo nos próximos meses.

Leia também: Passeio virtual nos museus em Nova York.

O fato é que NY é tough e tenho certeza que irá reerguer-se!

Como estão os casos de coronavíris na cidade de vocês? As pessoas estão respeitando a quarentena e tomando as precauções necessárias ao sair de casa?

Com carinho,

Marina

Última modificação em 20 de maio de 2020, por Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *