Rockefeller Center em Nova York: conhecendo o complexo

By Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

O Rockefeller Center é um dos ícones da história moderna de Nova York e isso se deve ao fato de que a construção do complexo de edifícios ocorreu em plena “Grande Depressão” que assolou o país durante boa parte dos anos 30 e 40.

Hoje, quase 100 anos depois do início das obras, a exuberante arquitetura art-deco dos edifícos do  Rockeffeler Center abriga a árvore de natal símbolo dos festejos de fim de ano na cidade, o famoso observatório panorâmico, o encantador  “Channel Gardens”.

Rockefeller Center
The Channel Gardens

O complexo do Rockefeller Center reune 19 prédios comerciais com escritórios, lojas, restaurantes, estúdios de televisão e espaços artísticos e uma estação de metrô. Localizado entre as ruas 48th e 51st St, em Midtown, o Rockeffeler fica próximo a vários outros pontos turísticos de Nova York, o que torna a visita ainda mais imperdível.

História do Rockefeller Center

O Rockefeller Center foi construído durante os piores anos da Grande Depressão e, para ajudar a cidade a se reerguer, foram empregadas mais de 40 mil pessoas para trabalhar nas obras.

Embora o inauguração oficial tenha ocorrido somente em maio de 1933, ao longo da década de 1930, à medida que a construção do complexo ia desenvolvendo, muitas das atrações que hoje fazem parte da rotina de turistas e nova-iorquinos foram sendo incluídas, como a árvore de Natal (1931) e o rink de patinação no gelo (1936). Em 1939, o Rockefeller Center já atraía a visitação de mais de 125 mil pessoas.

Rockefeller Center
Foto histórico dos trabalhadores da construção do complexo

Na década de 1940, o complexo consolidou-se como ponto de encontro dos nova-iorquinos, já que os eventos públicos promovidos no local, como festas e exposições atraíam grande número de moradores. Em 1945, mais de 4mil pessoas subiram no observatório do Rockefeller Center para acompanhar a chegada da frota de navios da marinha americana que retornava dos combates da Segunda Guerra pelo Rio Hudson.

Esse espírito comunitário e de celebração pública imaginado pelo idealizador e construtor do complexo, John Rockefefller, é mantido pelos atuais co-proprietários do Rockefeller Center, que continuam a proporcionar experiências únicas a seus visitantes ao incentivarem atividades culturais abertas ao público durante todo o ano.

Rockefeller Center

O que visitar no Rockefeller Center

1) Estúdio da NBC

Uma das mais importantes redes de televisão dos Estados Unidos, a NBC, possui alguns dos seus estúdios no famoso endereço 30 Rockefeller Center. Turistas e moradores podem programar a visita aos estúdios da NBC e fazer parte da plateia dos programas de TV mais tradicionais da TV americana, como o Saturday Night Live e The Tonight Show, with Jimmy Fallon. Detalhe: você não paga para participar.

Outras formas de visitar a NBC:

  • tour pago nos bastidores dos diversos estúdios da NBC Studios
  • ao visitar o complexo pela manhã, você tem a chance de acompanhar alguns seguimentos externos do programa Today (assisto quase todos os dias), que é gravado ao vivo, diariamente, das 7am às 9am. É muito comum os apresentadores saírem do estúdio durante o programa e cumprimentarem o público durante os intervalos e gravações.
  • você também pode visitar a loja da NBC, muitos produtos exclusivos dos shows produzidos pelo canal de televisão
passeio em nova york
Conheços o Rockefeller Center no nosso passeio de segunda!
Torne sua viagem muito mais memorável.

2) Praça Central

A praça do Rockefeller Center é o espaço central, rodeado pelos edifícios que fazer parte do complexo. Aqui encontraremos:

  • as bandeiras dos países membros da ONU
  • a pista de patinação no gelo (entre outubro e abril)
  • o Summer Garden & Bar (durante os meses do verão)
  • árvore de natal (da primeira quarta-feira depois do Thanksgiving até a primeira semana de janeiro)
  • a estátua dourada do Titã grego Prometeus.
Rockefeller Center

3) Jardins

O The Channel Gardens é o jardim que conecta a 5ª avenida à praça central do Rockefeller Center. Essa é uma das atrações mais visitas do complexo.

A cada estação ou datas comemorativas como a Páscoa, decorações especiais tomam conta do jardim.  Minhas decorações preferidas são sempre as de outono e as de Natal. Preparem-se para tirar fotos belíssimas!

Rockefeller Center

4) Lojas

Você irá encontrar dezenas de lojas espalhadas por todo o complexo. Para quem vai a Nova York acompanhado de criança, é obrigatória a visita às lojas da Lego, Nintendo, FAO Schwarz e American Girl.

Rockefeller Center

5) Subsolo do Rockefeller Center

Muitas outras lojas, restaurantes e cafeterias estão localizadas no subsolo do complexo, que conecta a estação de metrô aos edifícios do RC. Quem trabalha no local nem precisa caminhar pelas ruas ao chegar de metrô para chegar ao escritório.

Existe uma entrada da estação Rockefeller Center – 47th-50th St no edifício que fica atrás da pista de patinação.

Rockefeller Center

6) Radio City Music Hall

Inaugurado em 1932, o teatro do Radio City Music Hall é outro edifício emblemático do complexo.

O teatro está localizado na 6ª avenida e desde 1933 é a casa do show de Natal mais famoso da cidade: o Christmas Spectacular, estrelado pela famosa trupe de dançarinas, as “Rockettes”

Para quem quer conhecer mais detalhes sobre o Radio City Music Hall e seus os bastidores, eu super recomendo fazer o tour guiado do teatro.

Rockefeller Center

7) Estátua Atlas

A escultura de bronze de Atlas, a maior de todo o complexo, está localizada na entrada do 30 Rockeffeler Center, bem em frente à Catedral de São Patrício.

Rockefeller Center
Estátua Atlas + Catedral de São Patrício

8) Observatório Top of the Rock

Um dos quatro observatórios da cidade está localizado no Rockefeller Center. Por estar bem próximo ao coração de Manhattan, é o único observatório de Nova York que oferece vista privilegia para o Central Park e Empire State Building. Apesar de estar localizado entre os 67º e 70º andares do 30 Rockefeller Center,  o observatório não decepciona seu mais de ++++ visitantes anuais.

Rockefeller Center
Vista do Central Park

ou

Rockefeller Center
O passe turístico que te dá acessoa ao Top of the Rock

Leia também: Saiba por que vale a pena comprar passe turístico.

O que tem perto do Rockefeller Center

Muitas atrações de Nova York estão bem próximas ao Rockefeller Center, por isso você pode aproveitar a visita ao complexo para fazer outros passeios imperdíveis na cidade.

Então, programe direitinho sua visita e não deixe de visitar a Catedral de São Patrício (entrada gratuita), passear pelas lojas da 5ª avenida, apreciar uma das coleções de arte contemporânea mais incríveis do mundo no Museu de Arte Moderna (MoMa) e aproveitar para conhecer a famosa loja de departamentos Saks Fifth Avenue.

Descendo um pouco mais no sentido sul da ilha, você vai encontrar o Grand Central Terminal, a Biblioteca Pública e o Bryant Park.

Rockefeller Center
Foto clássica com o Empire State Building ao fundo

Como chegar ao Rockefeller Center

Metrô – linha Laranja (B), (D), (F) e (M) até a estação 47-50 Sts / Rockefeller Center.

Leia também: Hotéis bons e baratos em Nova York.

Você tem alguma dúvida sobre o complexo do Rockefeller Center em Nova York?

Com carinho,

Marina

Última modificação em 21 de fevereiro de 2022, por Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *