20 Atrações Gratuitas em Nova York

By Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

Quem foi que disse que para viajar para Nova York tem que gastar muito dinheiro? Com a frequente aumento do dólar, nada melhor que adicionar ao seu roteiro várias atrações gratuitas em Nova York. Dessa forma, você economiza e ainda aproveita muito a sua viagem.

 Atrações gratuitas em Nova York - brooklyn bridge
Brooklyn Bridge

Então, vamos agora conferir quais são as melhores atrações gratuitas de Nova York.

1. Explorar o Central Park

O parque é visita obrigatória em toda viagem a Nova York. O Central Park é enorme. No total, são 3.42 km2 de área verde para aproveitar. O parque está localizado entre as ruas 59th e 110th.

Por isso, então pelo menos meio período ou mesmo um dia inteiro para você visitar os principais pontos turísticos do Central Parque.

Confira aqui as principais atrações do Central Park.

 Atrações gratuitas em Nova York - central park
Bethesda Fountain

2. Atravessar a ponte do Brooklyn

Um dos passeios que mais gosto de fazer é caminhar pela ponte mais linda da cidade. A travessia da Brooklyn Bridge dura, a pé, cerca de 40 minutos. É uma experiência única, onde o visitante pode apreciar o skyline de Manhattan e uma vista maravilhosa do rio Hudson.

Clique aqui para você saber todos os detalhes desse passeio.

3. Passear pelo DUMBO

O DUMBO é a abreviação de “Down Under Manhattan Bridge Overpass”, ou seja, é a área de passagem que fica embaixo da Manhattan Bridge. O lugar proporciona a seus visitantes uma vista espetacular de Manhattan e um passeio bucólico por uma das regiões mais movimentadas do Brooklyn. Além disso, o estilo arquitetônico dos edifícios construídos nos séculos XIX e XX convive em harmonia com os modernos prédios comerciais e residências.

A dica aqui é fazer a travessia na ponte do Brooklyn e depois explorar a região do DUMBO.

 Atrações gratuitas em Nova York - Dumbo no Brooklyn
Dumbo – Brooklyn

4. Curtir a Times Square

Independente da quantidade de vezes que você já visitou Nova York, voltar à Times Square é sempre obrigatório. E poder visitá-la durante o dia e a noite, nos permite ter duas experiências bem diferentes.

Leia também: O que fazer na Times Square.

5. Apreciar o Bryant Park

Quem me acompanha no Instagram já deve ter visto que o Bryant Park é o meu queridinho! Adoro sentar na mesinhas espalhadas pelo parque e ficar observando o movimento das pessoas.

Durante todo o ano, o parque oferece diferentes programas para entreter seus visitantes. Na primavera e verão, temos apresentações da Broadway, aulas de yoga, piqueniques e até um cinema ao ar livre. No outono e inverno, a pista de patinação e a Winter Village tomam conta do espaço.

 Atrações gratuitas em Nova York - Bryant Park
Bryant Park

6. Explorar a Biblioteca Pública (NYPL)

A biblioteca pública da cidade, a New York Public Library (5ª Av.) é a segunda maior dos EUA e está localizada bem atrás do Bryant Park. O prédio foi construído em 1895 e sua arquitetura é lindíssima, com destaque também para os leões “Patience and Fortitude” localizados na entrada principal da biblioteca. Uma dica: não deixe de passear pelos corredores e salões localizados no 3º andar.

Diversos filmes e séries já foram filmados na Biblioteca Pública, entre eles Os Caça-Fantasmas, O Homem Aranha, O Homem-Aranha 3, O Dia Depois de Amanhã, De Repente 30 e Sex and the City, o Filme.

Visitamos esse ponto turístico no nosso Walking Tour emm Grupo de Segunda-Feira.

 Atrações gratuitas em Nova York - public library nypl
New York Public Library

As melhores atrações gratuitas em Nova York

7. Conhecer as locações de filmes e séries

A cidade de Nova York é um grande estúdio de gravação a céu aberto. Se você é fã de cinema ou séries de TV, que tal fazer um passeio por esses lugares? As opções são tantas que não caberiam em um só post. Os lugares mais usados como locação de filmes e séries são o Central Park, a Times Square, as ruas do Village e o Grand Central Terminal.

 Atrações gratuitas em Nova York - west village

8. Caminhar no High Line Park

O High Line Park é um parque urbano suspenso que fica a 8m de altura do chão e possui 2.5km de extensão, e construído sobre os trilhos antigos de um sistema ferroviário desativado. Inaugurado em 2009, o parque suspenso de Nova York tornou-se um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ele começa na Gansevoort Street e vai até a W 34th St no Hudson Yards. O parque atravessa diversas regiões muito charmosas de Nova York como o Meatpacking District, o bairro do Chelsea, até o início do Hell’s Kitchen.

Clique aqui e saiba tudo sobre o High Line Park.

Visitamos esse ponto turístico no nosso Walking Tour em Grupo de Quarta-Feira.

High Line Park

9. Passear no Staten Island Ferry

O Staten Island Ferry é o meio de transporte que conecta os distritos de Manhattan e Staten Island. Fazer o passeio no ferry te proporciona duas experiências incríveis: de um lado, você pode apreciar o skyline de Downtown Manhattan e seus arranha-céus; do outro, você observar (relativamente) de perto a Estátua da Liberdade. Uma experiência irresistível!

O passeio dura cerca de 25 minutos. Mas vale frisar que esse passeio não substitui a experiência de ver a Lady Liberty bem de pertinho na Liberty Island.

Te conto neste post toda a minha experiência no Staten Island Ferry.

atrações gratuitas de nova york - staten island ferry
Staten Island Ferry

10. Touro de Wall St

Visitar e tirar foto com o touro de Wall St também faz parte do circuito turístico da cidade. O touro de Wall Street é o símbolo da agressividade do mercado financeiro de Nova York e da prosperidade do capitalismo.

Pode ser até superstição, mas ninguém abre mão de tirar uma foto com o touro e de passar a mão no focinho, chifre ou nas partes íntimas para atrair prosperidade financeira.

Visitamos esse ponto turístico no nosso Walking Tour em Grupo de Sexta-Feira.

11. Conhecer o The Vessel

O The Vessel é uma obra de arte/edificação localizada na nova região Hudson Yards. Apesar de construído há pouco mais de 2 anos, já se tornou uma das atrações da cidade mais visitadas pelos turistas. O complexo é enorme e conta com shopping center, com observatório Edge, restaurantes e hotel.

A atração é gratuita, mas você precisa fazer o agendamento para poder subir os 2500 degraus que compõem o edifício. Minha sugestão é você programe a subida para o final do dia, assim poderá apreciar o lindíssimo pôr do sol. A atração possui elevador panorâmico para as pessoas com dificuldade de locomoção. (Atualmente está proibido subir no edifício)

Leia também: O que conhecer no Hudson Yards.

Visitamos esse ponto turístico no nosso Walking Tour em Grupo de Quarta-Feira.

The Vessel – é mais uma atração gratuita em Nova York

12. Tour na Brooklyn Brewery

Quer sair um pouco da rota turística? Então, minha dica é conhecer a região de Williamsburg, no Brooklyn, e fazer um tour pela fábrica de cerveja da Brooklyn Brewery. O tour é gratuito nos finais semanas e dura cerca de 30 minutos.

Para saber mais, clique neste post que escrevi sobre a cervejaria mais famosa de Nova York.

13. Conhecer o Federal Hall

Localizado no meio do Distrito Financeiro de Manhattan, o Federal Hall é um dos prédios históricos mais importantes da cidade. Vale a pena conferir as salas que contam um pouco da história e surgimento da cidade de Nova York.

Uma curiosidade sobre o local:  foi lá que o primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, fez o seu pronunciamento de posse no cargo.

Visitamos esse ponto turístico no nosso Walking Tour em Grupo de Sexta-Feira.

14. Conhecer a Washington Square Park

A Washington Square Park é uma praça localizada na região de Greenwhich Village. Vários dos prédios da Universidade de Nova York (NYU) estão espalhados ao redor da praça, que é, naturalmente, muito frequentada por estudantes e moradores da região. Principalmente nos meses mais quentes, muitos artistas de rua se apresentam na praça, complementando o clima descontraído do local, que ainda abriga um playground para as crianças e uma fonte onde as pessoas costumam se refrescar.

Aproveite para tirar umas fotos do Washington Arch, arco de mármore construído em homenagem ao centenário do presidente George Washington.

Washington Square Arch

15. Passear pelo Grand Central Terminal

Outra parada obrigatória é o Grand Central Terminal, a maior estação ferroviária e metroviária do mundo, com 44 plataformas divididas em dois níveis. O terminal foi inaugurado em 1903, é deslumbrante.

Em média, passam por lá, todos os dias, cerca de 750 mil pessoas, entre visitantes, usuários do metrô e passageiros de trens.

Ao visitar o Grand Central, não deixe de observar o lindo teto do saguão principal, as lojas e o Dining Concourse.

Tudo sobre o terminal, você encontra neste post.

Visitamos esse ponto turístico no nosso Walking Tour em Grupo de Segunda-Feira.

Grand Central Terminal
Grand Central Terminal

16. Visitar o Memorial 11/09 ou 9/11 Memorial

Um dos lugares mais procurados pelos turistas que visitam Nova York é o Memorial do 11/09. O memorial representa um lugar de paz, reflexão e superação. Falar do dia 11 de setembro é algo que emociona todos e, mais ainda, os nova-iorquinos.

No local também encontramos o Museu 9/11, com objetos das vítimas do atentado, relatos, noticiários da época e, ainda, a última estrutura de ferro que foi a ser retirada do local em maio de 2002.

Aproveite a visita e conheça o observatório do One World, a estação Oculus e o Brookfield Place.

Visitamos esse ponto turístico no nosso Walking Tour em Grupo de Sexta-Feira.

9/11 Memorial

17. Conhecer o Brox Zoo – atrações gratuitas em Nova York

Está viajando com criança? Então, uma das minhas sugestões de passeio é conhecer o Bronx Zoo, o maior zoológico urbano dos Estado Unidos. A entrada é gratuita às quartas-feiras. Como o zoo é enorme, reserve pelo menos 5 horas para o programa.

Para ler o post completo com todas as informações sobre o zoológico, clique aqui.

18. Assistir a uma missa gospel

Muitos turistas reservam pelo menos uma manhã de domingo para conhecer as tradicionais igrejas gospel do Harlem e Brooklyn.

Embora as missas sejam gratuitas, é comum que o visitante contribua com qualquer quantia para a igreja quando, durante o culto, é passada a sacola de doações.

Aqui te conto a minha experiência na Brooklyn Tabernacle.

19. Andar de bondinho em Nova York

A Roosevelt Island se conecta a Manhattan por um bondinho. Para viver essa experiência de graça, o visitante deverá ter adquirido o MetroCard do MTA com semanal ou mensal. Caso contrário, será cobrada a mesma tarifa de uma viagem do metrô em cada viagem.

A vista do bondinho é incrível e, de quebra, você passar por cima do East River e bem ao lado da Queensboro Bridge e dos edifícios ali localizados.

Bondinho em Nova York

20. Passear pela região do South Street Seaport, Pier 17 e no mercado gastronômico Tin Building

Qual dessas atrações gratuitas de Nova York estarão no seu roteiro?

Espero que você aproveite muito a sua próxima viagem!

Leia também: Hotéis bons e baratos em Nova York.

Com carinho,

Marina

Última modificação em 12 de outubro de 2023, por Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *