Curiosidades de Nova York – TOP 10

By Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

Nova York é uma das cidades mais emblemáticas e cosmopolitas do mundo. Não é à toa que ela é conhecida como a “capital do mundo”. Além das maravilhas que podem ser vistas por todos os turistas que visitam a cidade, Nova York é repleta de curiosidades e segredos que não são facilmente descobertos pelos seus visitantes. Por isso, selecionei as mais frequentes curiosidades de Nova York que nossos clientes descobrem durante os nossos Walking Tours.

Curiosidades de Nova York
42nd Street

10 curiosidades sobre Nova York

  1. Por que Nova York é chamada de Big Apple?
  2. O que é aquela fumaça que sobe pelos bueiros e subsolo da cidade?
  3. Por que o nova-iorquino está sempre apressado?
  4. Você sabia que a capital do estado de Nova York não é a cidade de Nova York?
  5. O Central Park é um projeto urbanístico e não um oásis natural no meio da cidade.
  6. Manhattan é apenas 1 das 5 regiões que formam a cidade de NY.
  7. Por que vendo tantos edifícios em reforma pela cidade?
  8. O primeiro nome dado à cidade não foi Nova York
  9. Quanto idiomas são falados na cidade?
  10. A Estátua da Liberdade é um presente dado pelos franceses aos americanos.

1) Por que Nova York é chamada de “Big Apple”?

A expressão Big Apple popularizou-se na década de 1970, durante uma campanha publicitária para atrair turistas para a cidade. Mas acredita-se que o apelido teria surgido em 1921, quando foi usado por um jornalista local ao fazer uma reportagem sobre uma corrida de cavalos na cidade.

Curiosidades de Nova York

2) O que é aquela fumaça que sobe pelos bueiros e subsolo da cidade?

É muito comum vermos uma “fumaça” saindo debaixo das ruas de NYC.
Na verdade, a “fumaça” nada mais é do que o vapor d’água produzido nas “steam stations” para suprir os sistemas de aquecimento, refrigeração e limpeza subterrâneos de cerca de 1700 edifícios de Manhattan.

Como o sistema foi criado no final do século XIX (1882), os vazamentos de vapor são frequentes. Nos locais de maior vazamento, longos tubos de borracha são colocados para que o vapor seja direcionado para o alto e não atrapalhe a visibilidade dos motoristas.

curiosidades de Nova York

3) Por que o nova-iorquino não caminha e sim “corre” pelas ruas?

Todos sabem que Nova York tem um dos maiores custos de vida do mundo. O “corre-corre” é frequente porque muitos habitantes da cidade, para que possam custear suas vidas em Nova York, precisam ter mais de 1 emprego. Não existe melhor exemplo para a expressão “time is Money” que escutamos muito na cidade.

Curiosidades de Nova York

4) A capital do estado de Nova York não é a cidade de Nova York

Apesar da cidade de Nova York ser a cidade mais rica e populosa do estado, a capital do estado é a cidade de Albany, localizada a 234 km de NYC.

5) O Central Park é um projeto urbanístico e não um oásis natural no meio da cidade.

Ao contrário do que muitos imaginam, o Central Park foi todo projetado. As únicas “moradoras” originais do parque são as rochas que encontramos por todos os lados. Todo o resto foi arquitetado e construído em 1857.

Leia também: O que conhecer no Central Park.

curiosidades de Nova York  no central park

6) Manhattan é apenas 1 das 5 regiões que formam a cidade de NY.

Os 8.5 milhões de habitantes da cidade de Nova York estão espalhados pelos 5 distritos que compõem a cidade: Manhattan, Queens, Brooklyn, Bronx e Staten Island.

Manhattan é o distrito mais conhecido pelos turistas, já que a maior parte das atrações turísticas e restaurantes da cidade está concentrada na ilha. A cidade de Nova York é tão grandiosa, que 1 em cada 38 americanos vive na Big Apple.

Leia também: O que conhecer no Brooklyn.

curiosidades de Nova York
Brooklyn Bridge

7) Por que vemos tantos edifícios em reforma pela cidade?

Uma das coisas que muitos turistas notam é a quantidade de andaimes que tomam conta das calçadas da cidade. É que, por conta de um decreto municipal, todos os edifícios com mais de seis andares devem passar por inspeção e reparar suas fachadas a cada cinco anos. Como essas reformas avançam muito lentamente, ou mesmo são paralisadas por conta de violações nas obras, temos a impressão que toda a cidade está tomada pelos andaimes e coberturas que garantem a segurança dos pedestres.

8) O primeiro nome dado à cidade não foi Nova York.

Fundada pelos holandeses em 1624, a cidade foi inicialmente batizada de Nova Amsterdã. O nome Nova York somente passou a ser utilizado 40 anos depois quando os ingleses conquistaram o domínio da cidade.

passeio em nova york
Torne sua viagem muito mais completa!

9) Quanto idiomas são falados na cidade?

Apesar de não haver dados muitos precisos, alguns estudiosos afirmam que mais de 800 línguas são faladas pelos habitantes de Nova York. Outra curiosidade: cerca de 37% dos nova-iorquinos nasceram fora dos Estados Unidos.

curiosidades de Nova York

10) A Estátua da Liberdade é um presente dado pelos franceses aos americanos.

Muitas pessoas não sabem que o símbolo mais reconhecido de Nova York foi um presente da França ao povo americano para comemorar a aliança dos dois países durante a guerra de independência dos EUA. A estátua foi transportada em 350 pedaços e a sua montagem ficou a cargo dos EUA. O país precisou fazer uma vaquinha para montá-la e construir o pedestal no qual ela está fixada.

Leia também: Tudo sobre a Estátua da Liberdade.

curiosidades de Nova York
Indo visitar a Estátua da Liberdade

Gostaram de saber dessas curiosidades de Nova York?

Com carinho,

Maria

Última modificação em 20 de setembro de 2020, por Marina Tajra Araujo - Criadora do Nova York & Você (NYeVc)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso

Para segurança dos nossos clientes e guias, e para minimizar os riscos de propagação do COVID-19, os serviços de Walking Tour do Nova York & Você estão suspensos por período indeterminado. Esperamos que, em breve, possamos voltar a atender novos e antigos clientes para poder mostrar-lhes o melhor que nossa querida Nova York tem a oferecer.

#novayorkevoce

Poste sua foto com a #novayorkevoce e apareça aqui.